Sociedade de Educação e Saúde à Família - SESFA

A Sociedade de Educação e Saúde à Família (SESFA), fundada em 26 de novembro de 1985, é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, civil, jurídica de direito privado, de caráter educacional, cultural, assistencial e de saúde, com duração indeterminada.

Sua sede está localizada na Rua Alfredo Correia, nº 172, bairro Cirolândia, cidade de Barbalha/Ceará, região Nordeste do Brasil. Os trabalhos desenvolvidos pela SESFA abrangem as comunidades urbanas: Cirolândia, Alto da Alegria, Bela Vista, Malvinas, Bulandeira, Vila Santo Antônio e áreas rurais de Morro Branco e distrito Estrela. Os atendimentos acontecem em boa parte na sede da organização para as áreas da Cirolândia, Bela Vista, Morro Branco e Vila Santo Antônio; em prédio próprio na comunidade Alto da Alegria, e edifícios de instituições parceiras nos bairros Malvinas (SOAFA), Bulandeira e Distrito Estrela (SOBEF).

A SESFA surgiu a partir do desmembramento da Sociedade de Apoio à Família (SOAFA). Seus trabalhos foram iniciados em casas alugadas na comunidade da Bela Vista, Alto da Alegria e no centro da cidade, onde nesta última situava a sede da organização. No ano de 1989, o então prefeito Rommel Feijó realizou a doação dos terrenos para sua edificação, que se empreendeu por meio de mutirões das famílias do bairro e parcerias realizadas pela gestão da época (Dona Liliane) para construção das primeiras salas e um banheiro. Em longo prazo, o aumento da demanda fez surgir a necessidade de ampliação de suas dependências, dando origem a movimentos populares de bingos e rifas que visavam angariar fundos para tal finalidade, antes disso, os atendimentos se davam sob uma estrutura de madeira cobertas com palhas de coqueiro. Com o passar dos anos, a instituição organizada financeiramente com recursos advindos de sua parceria com o ChildFund Brasil, na época Fundo Cristão para Crianças, construiu e rebocou as últimas salas, novos banheiros, refeitório e auditório, configurando a sua estrutura atual.

A organização visa contribuir por meio de ações socioassistenciais com a educação, formação e inclusão social de crianças, jovens e adolescentes, de ambos os sexos, sem distinção de raça ou credo religioso, na faixa etária de 0 a 24 anos, bem como suas famílias, promovendo autonomia, desenvolvimento sociocultural e qualidade de vida biopsicossocial, já que a organização atende famílias em condições de vulnerabilidade, de baixo poder aquisitivo, com renda familiar per capita de até 30% do salário mínimo vigente, onde muitas sobrevivem dos programas sociais do Governo Municipal e Federal.

Atualmente, a SESFA conta com os parceiros: ChildFund Brasil, uma agência global de desenvolvimento e proteção infantil que beneficia crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de privação, exclusão e vulnerabilidade social.

Utilizando-se do sistema de apadrinhamento em nível nacional e internacional, o ChildFund oferece à organização a oportunidade de realização de tecnologias sociais nas áreas de saúde, educação, cultura, geração de trabalho e renda, segurança alimentar, nutricional e outras necessidades básicas para o desenvolvimento humano.

Em parceria com Luta Pela Paz, a SESFA desenvolve o projeto Atletas da Paz que oferece aos adolescentes e jovens inscritos aulas de boxe e artes marciais (Kickboxing e Jiu-Jitsu) desde o nível iniciante até a formação de atletas de elite, dependendo das competências, capacidades ou ambições dos alunos. Além das habilidades especificas do esporte, o objetivo do projeto é favorecer, baseado em uma metodologia integrada e holística de cinco pilares (boxe e artes marciais, educação, empregabilidade, suporte social e liderança juvenil), o crescimento e desenvolvimento pessoal de aptidões importantes para a vida, como: empoderamento, motivação e perspectiva de futuro.

Outro importante parceiro é o a Rede de Juventude em Defesa de seus Direitos Sociais (Rejudes), um projeto de rede nacional criada pelo ChildFund Brasil em 2015, que visa mobilizar a juventude inscrita no programa de apadrinhamento e que participa das atividades realizadas nas Organizações Sociais Parceiras (OSPs), fomentando a autonomia e o protagonismo jovem. Deste modo, a SESFA proporciona encontros, oficinas, palestras e conferências especificas para o público jovem, viabilizando discussão te temas como: Igualdade de gênero, respeito, oportunidade, justiça, educação de qualidade, entre outros conteúdos que proporcionam o desenvolvimento pessoal, sócio-político, holístico e competência cidadã.

Ideologia: Missão, Visão, Valores

Com os recursos viabilizados por meio dos seus parceiros, a SESFA guiada pela missão de contribuir na criação de condições e oportunidades que possibilitem o desenvolvimento sociocultural de crianças, jovens e adolescentes carentes, gerando transformação social, propicia uma pluralidade de atividades, dentre elas: oficinas de música (flauta, escaleta, banda cabaçal, violão, banda de lata), teatro, curso de inglês, bordados e costuras, esportes, reforço escolar, brinquedoteca, clubes aflatoun e aflateen, boxe, kickboxing, jiujitsu, rodas de terapia, oficina claves, informática, capoeira, rodas de terapia e vivências, clube do leitor, oficinas de arte educação, entre outras atividades demandadas pelos objetivos da instituição e por futuros parceiros.

A Sociedade de Educação e Saúde à Família acredita veementemente na educação como mola propulsora para mudanças e transformações sociais, de modo de edificar e manifestar o verdadeiro sentido de cidadania, alicerçando sua atuação nos valores da: ética, transparência, responsabilidade, integridade, comprometimento, respeito à diversidade, autônima e solidariedade. Logo, ao proporcionar tais atividades, a SESFA assiste aos usuários inscritos na instituição e no sistema de apadrinhamento, transformando sua realidade sociocomunitária, oportunizando a melhoria de qualidade de vida, desenvolvendo a autonomia e o protagonismo social, produzindo a troca de experiências e vicissitude, exercendo a expressão de conquistas e dificuldades, produzindo conhecimento conjunto e o reconhecimento de possibilidades, redução da vulnerabilidade e/ou riscos, fortalecendo potencialidades e vínculos familiares e comunitários.

Por conseguinte, segue sua visão de efetivar um trabalho sério e ser reconhecida como uma entidade que desenvolve ações sociais, educativas e culturais de referência com crianças, adolescentes, jovens e famílias no município de Barbalha/CE.

CONTATOS

  • Rua Alfredo Correia, 172
    Bairro Cirolândia – Barbalha/CE
  • (88) 3532-1800 – Sede
    (88) 3532-1800 – Fax
  • sesfa427@hotmail.com

Manhã:    7h30 as 11h30

Tarde:      12h30 as 16h30

SOBRE

A Sociedade de Educação e Saúde á Família – SESFA é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, fundada em 26 de novembro de 1985.

TRANSPARÊNCIA

Está entidade tem o compromisso de utilizar com eficiência os recursos confiados, usando de solidez, transparência e integridade para desenvolver ações sociais, educativas e culturais no município de Barbalha/CE.