Quem somos

A Sociedade de Educação e Saúde à Família – SESFA, fundada em 26 de novembro de 1985, é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, civil, jurídica de direito privado, de caráter social e cultural, com duração indeterminada. Sua sede está localizada no município de Barbalha, interior do Ceará.

No ano de 2020, a partir de um processo de incorporação com outras organizações sociais, a SESFA passou a gerir também as seguintes entidades locais: a Sociedade de Apoio à Família Carente – SOAFAMC (Crato – CE); o Conselho Beneficente de Crianças e Trabalhadores Carentes – COBEC (Distrito de Quitaiús, Lavras da Mangabeira – CE); e o Centro Social de Orós – CSO (Orós – CE).

Atualmente, são 2.931 crianças, adolescentes e jovens de 0 a 24 anos atendidos pela SESFA nos quatro municípios, através de atividades e projetos diversos, com foco na proteção, formação e inclusão social, promovendo autonomia, desenvolvimento sociocultural e qualidade de vida biopsicossocial.

A SESFA tem como principal parceiro o ChildFund Brasil, uma agência global de desenvolvimento e proteção infantil que beneficia crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de privação, exclusão e vulnerabilidade social, através de um sistema de apadrinhamento em nível nacional e internacional.

Em 2023, junto ao ChildFund Brasil, a SESFA se torna uma das entidades pioneiras no Brasil a implementarem os programas Eu Me Amo, Eu Me Cuido (Modelo de Educação Integral da Sexualidade e Saúde Sexual e Reprodutiva), com foco em crianças, adolescentes e jovens de 6 a 19 anos; e PACTO – Participação Cívica, Transformação e Oportunidades, com foco nos jovens de 20 a 24 anos.

NOSSA CAUSA

Inserida no interior do Ceará, em comunidades onde os índices de pobreza, criminalidade e dificuldade no acesso à serviços e bens essenciais, como educação e saúde, são ainda muito alarmantes, a Sociedade de Educação e Saúde à Família – SESFA pauta-se no objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades contempladas em suas ações e projetos.

Acreditando na educação como mola propulsora para a transformação social, ao longo dos seus 37 anos de atuação, a SESFA tem realizado incansavelmente ações de caráter formativo, social, artístico e cultural, desenvolvendo autonomia e protagonismo social, e promovendo ambientes comunitários propícios ao empoderamento e fortalecimento dos CAJs inscritos como agentes de transformação em suas comunidades. Para tanto, favorece ações que contribuem para a construção coletiva de conhecimentos, o reconhecimento de possibilidades de mudança, a redução de vulnerabilidades e riscos, e o fortalecimento das potencialidades e vínculos familiares e comunitários.

Diretoria

Cícera Cleidiane Simião

Presidente

Dalvaniza Moreira Gomes

Vice-Presidente

Maria Lindicleuma dos Santos Sousa Lima

1ª Secretária

Eliane da Silva

2ª Secretária

Maria Salvani Soares da Silva

1ª Tesoureira

Jeana Sousa de Santana Ferreira

2ª Tesoureira

Conselho Fiscal

Ana Karina Dantas

Membro Titular

Tamires Pereira da Silva

Membro Titular

Dâmaris Marciana Mendes Santos

Membro Titular

Maria Janaina Andrade da Silva Rocha

Membro Suplente

Maria Angélica da Silva

Membro Suplente

Laura Kelly Silva Santos

Membro Suplente

Diretoria do comitê de proteção infantil

Maria do Socorro C Santos

Presidente

Maria Adilma Figueiredo

Vice presidente

Adriana de Brito Almeida

Secretária

Jattanael Pinheiro e Silva

Secretário

Conheça mais da nossa história